Sobre Nós

 

Paróquia de São Brás

Oráculo: São Brás dos Matos

São Brás foi um mártirbispo e santo católico que viveu entre o séculos III e IV na Armênia. Ficou conhecido porque retirou com a mão um osso da garganta de uma criança. Por esse motivo é padroeiro das doenças da garganta e no dia de sua celebração em 3 de fevereiro, nas cidades da Espanha e algumas da América Latina, as mães levam os filhos para benzerem a garganta. Foi capturado pelos romanos e decapitado no ano 316.

 

Movimentos na Paróquia:

-Apostolado da Oração;                                                         

-Grupo de Catequese;

-Conselho Económico;

-Grupo de Jovens;

-Grupo de canto;

-Grupo Pastoral.

 

Festas e Procissões:

-Festa do dia 3 de Fevereiro;

-Procissão de Ramos:

-Via-Sacra;

-Festa de Maio:

-Festa de Agosto:

-etc

Párocos (últimos 8):

-Pe. José Joanees Souza Olivera (Vigário actual)

-Pe. José Augusto Pedroza da Silva (actual);

-Pe. António Carlos Marques da Silva;

-Cônego António Gata Lavajo Simões;

-Pe. Rodrigo Leon Blanco,

-Pe. João Canha,

-Pe. Manuel Lopes Botelho;

-Pe. Santos.

 

Localização da Paróquia:

-Arquidiocese: Évora

-Vigararia: Vila Viçosa

-Freguesia: São Brás dos Matos (Mina Do Bugalho)

-Concelho: Alandroal

-Distrito: Évora

Mina do Bugalho

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 412 habitantes (2001). Densidade: 5,7 hab/km².
Localizada a norte do concelho, a freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior freguesia do concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só aldeia (Mina do Bugalho)e um lugar( são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque haviam minérios, por isso construíram-se minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (em primeiro a rua dos Quartéis), assim formaram uma aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas deste último havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos 100 anos.
A parte antiga da aldeia situa-se num vale, donde se pode ver um imponente palacete, ai viviam os donos e engenheiros das minas. Esta parte antiga é formado por diversas ruas e largos, mas o largo de São Brás( principal largo, centro da aldeia) onde se localiza o grandioso arco, nesse se pesava o minério. No largo encontra-se também o actual prédio da junta de freguesia, antiga armazém do minério. No mesmo local está o monumento a São Brás, padroeiro da população. Nesse largo localizam-se outros monumentos importantes.
 

  

 Legenda- Alguns lugares importantes na freguesia.

 

 

 

 

 

 

 

 

.