Igrejas

Igreja Paroquial de São Brás dos Matos

Igreja Paroquial de São Brás dos Matos Na, a capela-mor tem estrutura manuelina e remonta ao princípio do século XVI, bem como pintura mural renascentista no tecto onde sobressai a cruz da Ordem de São Bento de Avis; na sacristia há ex-votos e lavabo em mármore. Sofreu obras nos século XVIII e XX. A imagem do padroeiro é gótica, de mármore policromo, talvez do século XIV.

Já exista como curado da ordem de S.Bento de Avis em 1534, de linhas arquitectónicas do tipo rural, dista da igreja matriz de Alandraol 17km. A capela-mor agrupável à arte manuelina genuína do 1º terço do século XVI nos reinados de

D. Manuel I e D. João III, esta é completamente revestida a pinturas em afresco com arabescos e ornatos posteriores, mas de carácter renascentista. No eixo aparece a milagrosa imagem de S.Brás, de estilo gótico, aparentemente séc.XIV; ao seu lado estão as imagens de São Pedro e de Nossa Senhora de Fátima.

A igreja tem as dedicatórias aos altares de Nossa Senhora do Rosário, altar de S. António e altar das almas, agora só composto Santo Crucificado. Num nicho lateral encontra-se uma escultura de S. Gregório Magno e ainda uma imagem do Anjo da Guarda, do tempo de D. João I. Na modesta sacristia vê-se um imagem de São Brás de tipo seicentista.

Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Igreja de Nª. Srª de Fátima, construção moderna do séc.XX, com a capela-mor rectângular, com altares dedicados a Nª. Srª de Fátima, São José, Santa Teresinha do Menino Jesus e São Brás.

A razão da sua construção foi a distância da igreja paroquial que dica 5 km da aldeia.

(Em construção)

Igreja de Nossa Senhora da Graça

Igreja privada de pequenas dimensões com o altar central dedicado a Nª. Srª. da Graça, a capela-mor é em abobadilha. A igreja tem outras dedicatórias a Nª Srª. do Carmo, São José, Santa Teresinha do menino Jesus e Santo Isidro.

Noutros tempos quando ainda não existia a igreja da aldeia era para esta igreja que vinha o padroeiro, quando decorriam as festas e a sua imagem visitava a aldeia, vinha um procissão com a imagem de Nª. Srª. da Graça ao encontro de São Brás. Neste local também se faziam preces para chover.

Em construção